top of page

Branding e estratégia de divulgação

A Voz e A Vez dos Brasileiros
A Voz e a Vez dos Brasileiros - Agência Be Heard.png
A voz e a vez dos brasileiros - estrategia digital - Agência Be Heard.PNG
A voz e a vez dos brasileiros - Instagram - Agência Be Heard.PNG
A voz e a vez dos brasileiros - estrategia Instagram - Agência Be Heard.PNG

Qual era o problema a ser resolvido?

  • O cliente desejava criar um espaço colaborativo e gratuito para que brasileiros pudessem compartilhar suas respectivas histórias em vídeo ou texto. 

 

 

 

 

Qual era o obstáculo encontrado?

  • Construir uma plataforma funcional capaz de reunir histórias em diversos formatos, além do desenvolvimento de uma estratégia de comunicação capaz de incentivar diferentes pessoas a contribuírem com o projeto.

 

 

O que fizemos?

  • Criamos uma marca acolhedora, por meio da linguagem visual e escrita, capaz de suscitar o interesse do público em compartilhar suas respectivas histórias pelo website oficial que é funcional, intuitivo e agradável visualmente.

  • Para isso, realizamos uma pesquisa de mercado e um benchmarking das principais organizações sem fins lucrativos com foco na cultura brasileira ou nas próprias pessoas ou grupos minoritários, como as mulheres. Essa etapa foi essencial para a criação de uma marca forte que conversa não só com o público-alvo, mas também possui sensibilidade para lidar e celebrar com a grande diversidade dos brasileiros e brasileiras. 

  • Além disso, estudamos os principais portais de informação e de notícias do Brasil para entender como a cultura brasileira é representada na mídia. Entendemos, a partir dos resultados dessa busca, que a cultura em si não é exaltada de forma contínua que não seja em portais mais educacionais. Esta descoberta foi essencial para a decisão de criar, além do espaço para compartilhamento de histórias reais, um portal de informações sobre a cultura, geografia, entre outros aspectos do Brasil. 

  • O portal, então, foi lançado oficialmente em duas redes sociais: Instagram e Twitter através de um vídeo manifesto com o objetivo de começar a construir uma relação íntima com o público-alvo através de informações culturais e instigar o interesse das pessoas a participar e a divulgar o projeto.

  • Ainda, estudamos o Instagram e percebemos o potencial do Reels, formato de vídeos rápidos da rede capaz de entregar o conteúdo para muitos usuários. Por isso, apostamos em conteúdos de comédia no formato Reels relacionados com os temas dos episódios. Para dar um ar mais dinâmico às capas de episódios e comunicação nas redes sociais, optamos pelo uso do raio como símbolo que une os principais conceitos do projeto: a rapidez, a vivacidade e um lindo design pop. Poucos posts foram impulsionados, visto que a estratégia orgânica passou a funcionar melhor.

 

Resultado:

  • Uma plataforma funcional e esteticamente bem estruturada que possui um fórum exclusivo para membros do site capaz de receber histórias em texto ou em vídeo, além de fotos e outros conteúdos audiovisuais. Qualquer pessoa pode se cadastrar gratuitamente e interagir com os conteúdos já publicados ou/e enviar suas próprias histórias. 

  • Além disso, as redes sociais do projeto passaram a exercer o papel de propagadoras da cultura nacional e não apenas uma forma de divulgar o website que é o cerne da iniciativa. 

  • O cliente, José, apresentou na conversa inicial com a Be Heard o seu sonho de muito tempo e ao se deparar com a concretização de tudo ficou muito satisfeito e teve suas expectativas ultrapassadas com o resultado final tanto do branding quanto das estratégias de divulgação da sua marca que, atualmente, tem grande potencial de ser autossustentável.

© 2024, Agência Be Heard

bottom of page